O uso dos espelhos na decoração - Anglo Engenharia

acompanhe nossas notícias e novidades

O uso dos espelhos na decoração

Os espelhos são cada vez mais usados para compor diversos ambientes — com objetivos distintos, como ampliar, iluminar, esconder móveis e portas etc.

Esse elemento decorativo é muito versátil, mas a falta de propósito ou o exagero no uso pode comprometer a beleza e a sofisticação que o espelho proporciona. Neste post, listamos algumas dicas interessantes para você usar espelhos na decoração. Acompanhe!

As vantagens de usar espelhos na decoração

Os espelhos podem ter diversas funções além da decoração. A seguir, listamos as principais razões pelas quais você deve investir nesse item para o seu lar.

Dão uma sensação de amplitude

Espaços pequenos se beneficiam de espelhos, pois esses itens dão a sensação de amplitude ao ambiente. Em corredores e banheiros, por exemplo, vale a pena optar por espelhos de corpo inteiro localizados em pontos estratégicos, que reflitam a luz que entra por uma janela ou porta.

Ajudam na iluminação

Espelhos nas paredes refletem a luz do ambiente, seja ela natural, seja ela artificial. Posicionar esses elementos em locais estratégicos — perto de portas e janelas, por exemplo — é uma ótima ideia.

Uma ressalva: evite que os espelhos reflitam móveis e itens de decoração, pois esse novo visual pode deixar o ambiente “poluído”, dando a sensação de um local cheio.

Um fato interessante é que espelhos horizontais dão a sensação de ambientes mais largos, enquanto os verticais fazem com que os locais pareçam mais altos.

Escondem móveis e portas

Espelhos podem ser usados para camuflar portas de armários, closets, colunas estruturais ou mesmo a entrada de um cômodo — escritório ou despensa, por exemplo.

Outra vantagem de posicionar espelhos em móveis e portas é a otimização do espaço em ambientes pequenos.

Os principais modelos de espelho

Para escolher o espelho ideal para a sua decoração, é importante conhecer os modelos mais usados e as tendências. Dessa forma, fica mais fácil definir qual faz mais sentido para o seu lar. Confira!

Espelho de chão

Os espelhos de chão são ideais para closets e quartos, pois garantem a visão do corpo inteiro — o que ajuda muito na hora de trocar de roupa.

Esse tipo de espelho pode ser encontrado em diversos formatos e estilos: retangular, oval, ou até mesmo em modelos multifuncionais, com araras e outros acessórios.

Espelho com acabamento bisotê

O acabamento bisotê (ou bisotado) tem detalhes diferentes nas bordas, que são anguladas em 45º (chanfradas). Esse é um dos modelos mais tradicionais de espelhos, muito utilizado em banheiros e salas.

Orgânico

Com curvas leves e poucos formatos definidos, os espelhos orgânicos oferecem um aspecto mais natural e dão um charme ao ambiente.

Muitos têm formatos ovais ou circulares e não costumam ter molduras muito marcantes. Em função dessas características, os espelhos orgânicos são fáceis de combinar com diferentes estilos de decoração.

Adnet

Criado pelo designer francês Jacques Adnet, em 1950, esse espelho é versátil e combina com diversos tipos de decoração.

Com um formato redondo e proporcional, o espelho Adnet conta com uma alça, usada para fixá-lo na parede. Esse é um elemento simples, mas que dá um ar moderno à decoração.

Outros modelos

Além dos que já mencionamos, existem espelhos com luzes de LED, modelos decorativos, espelhos jateados, com ilustrações… A lista é bem grande! Vale a pena pesquisar um pouco para ver qual modelo tem mais a ver com o estilo da sua decoração.

Algumas formas de usar espelhos na decoração

Se você já sabe qual tipo de espelho gosta mais, mas não tem ideia de como fixá-lo no ambiente que vai ser decorado, confira os tópicos a seguir. Selecionamos algumas formas de usar os espelhos na decoração.

Apoiar em móveis

Dependendo do tamanho do espelho, utilizar um móvel como apoio é uma maneira de complementar a decoração do ambiente. Estantes, prateleiras e até mesmo o chão podem cumprir esse papel de servir como suporte para o espelho.

Usar pregos ou parafusos

A forma mais tradicional de fixar os espelhos nas paredes é usando pregos ou parafusos. Opte pelos pregos se o seu espelho for pequeno e pelos parafusos se o objeto for maior e mais pesado.

Optar por fitas dupla-face

As fitas dupla-face são aliadas da praticidade! Antes de fixar o seu espelho com esse tipo de fita, confira as instruções do produto — que informam o peso suportado e os materiais em que a fita pode ser usada. Em seguida, basta colar pedaços de fita nas extremidades do espelho e fixá-lo na parede.

Comprar espelhos autocolantes

Muitos espelhos decorativos menores e mais leves são autocolantes e podem ser facilmente fixados nas paredes.

Optar por ganchos adesivos ou suportes colados

Os ganchos adesivos e os suportes colados podem ser fixados nas paredes para aparar os espelhos — modelos com alças, principalmente. Antes de comprar esses acessórios, confira o peso máximo indicado na embalagem.

O uso de espelhos na decoração permite que o ambiente fique mais iluminado, pareça maior e tenha um toque especial. Esse elemento pode ser usado em todos os estilos de decoração, desde o rústico ao minimalista. Opte pelo modelo mais indicado para o seu espaço e encante-se com o resultado!

Gostou de saber mais sobre decoração? Então, continue acompanhando o blog da Anglo para ficar por dentro de outros conteúdos como este!