O verde dentro de casa - Anglo Engenharia

acompanhe nossas notícias e novidades

O verde dentro de casa

Traga o verde para a sua casa com as nossas dicas de como escolher uma planta para a área interna

O verde é uma cor que transmite tranquilidade, equilíbrio, leveza, alegria e aconchego ao lar. Mas a vida que a maioria de nós leva, em centros urbanos, muitas vezes nos afasta do contato com o verde, com a natureza. No entanto, existe uma solução que pode remediar, pelo menos um pouco, essa falta: adotar plantas na decoração de casa.

Por muito tempo, acreditava-se que, para ter plantas em casa, era preciso ter uma área externa. Por sorte, essa concepção está mudando, e as plantas já passaram a dividir o espaço com móveis, quadros, e invadiram todos os cômodos da casa.

Existem plantas para todos os gostos e necessidades, das mais simples de cuidar até as mais delicadas, daquelas que são puramente decorativas àquelas que entram no nosso prato de todo dia. Independente do tamanho do seu espaço, de sua disponibilidade de tempo e do clima de onde você mora, é bem provável que exista uma planta certa para você.

Que planta escolher?

Para escolher qual planta é a melhor opção para você, tente considerar dois fatores principais:

Como é sua rotina?

Se você passa muito tempo do dia fora de casa ou se ausenta frequentemente, procure plantas que exigem menos cuidados. Talvez você precise pedir que um conhecido cuide delas enquanto viaja, por exemplo, então é importante adotar plantas que exigem menos investimento de tempo e atenção. Plantas que precisam de menos rega e são mais resistentes, como cactos e suculentas, por exemplo, são uma boa opção para quem possui uma rotina muito corrida.

Porém, se você possui mais tempo para se dedicar, talvez até criar um hobby, procure flores e folhagens mais delicadas, que exigem mais atenção.

Quais são as condições do seu espaço?

Algumas plantas precisam de muitas horas de sol, enquanto outras se dão melhor em ambientes mais frios, enquanto outras se desenvolvem em ambientes mais úmidos. Conhecer o espaço de que você dispõe e escolher bem o local onde deseja colocar suas plantas pode ser um fator determinante no crescimento saudável da sua planta.

Também é importante se atentar aos bichinhos. Se você tem pets em casa, pesquise se a planta que você escolheu pode ser tóxica para eles, antes de levá-la para casa.

E agora, para onde ela vai?

Antes de adotar uma planta, escolha onde você pretende expô-la. Em apartamentos, principalmente, é comum que a área interna não possua tanta luz solar, então é interessante buscar plantas que não precisam de uma alta incidência de sol para se desenvolver, como a ráfia, a costela-de-Adão e a bromélia, por exemplo.

Observe o seu estilo de decoração para entender qual planta se encaixa melhor ao seu gosto. Elas podem entrar em diferentes cantinhos da casa, quando plantadas em vasinhos, podem ser uma peça chamativa na sala de jantar, conversando com outros itens do espaço, ou apenas um detalhe na decoração do banheiro. Também podem ser emolduradas em quadros, penduradas em suportes nas paredes ou no teto, formando um jardim vertical, em todas as suas variedades, sejam flores, plantas, ou uma pequena horta.

O importante é não deixar as muitas opções te impedirem de investir no conforto e aconchego do seu lar. A partir dessas dicas, você pode continuar sua pesquisa e escolher a plantinha que mais faça sentido para você.