Iluminação de alto nível: escolhas e estratégias de iluminação - Anglo Engenharia

acompanhe nossas notícias e novidades

Iluminação de alto nível: escolhas e estratégias de iluminação

Entenda quais são os principais tipos de iluminação e como melhor utilizá-los na decoração da sua casa.

Muitas pessoas pensam na iluminação dos ambientes como uma parte secundária da decoração, algo que é apenas um detalhe ao fim de um projeto ou reforma. Porém, a escolha da iluminação ideal pode fazer toda a diferença no resultado final, pode transformar completamente o ambiente e torná-lo funcional e aconchegante, ou deixá-lo desagradável e nada amigável.

Porém, para que você possa escolher a melhor opção para iluminar seu espaço, é importante conhecer os modelos que as definem:

  •       Direta: é a luz direcionada diretamente sobre um lugar específico, como uma mesa de trabalho, por exemplo.
  •       Indireta: é mais bem utilizada em espaços mais claros, que conseguem refletir melhor a luz. Para alcançar o efeito ideal, pode-se instalar apliques, como fitas de LED, em sancas, tetos de gesso e até mesmo no piso.
  •       Difusa: para alcançar esse efeito, é preciso posicionar um ponto de luz bem forte no centro ou nos cantos do cômodo, para que a luz seja distribuída de maneira uniforme.
  •       Linear: esse tipo de iluminação é bem moderno, e o efeito pode ser atingido através de linhas contínuas de luz, criando uma iluminação que não agride e os olhos e ainda resulta em uma estética mais criativa.
  •       Iluminação de orientação: é o tipo de iluminação que orienta um caminho a seguir.
  •       Iluminação de destaque: é uma luz mais direcionada, centrada em um único espaço ou área do ambiente.

Agora que você está familiarizado com os principais tipos de iluminação, que tal conferir algumas dicas dos melhores ambientes para aplicá-las?

  •       Nas salas de jantar e de estar, a melhor opção é a iluminação difusa, que ilumina uniformemente o ambiente.
  •       Para quartos, o ideal é aproveitar ao máximo a luz natural durante o dia e adotar uma luz artificial mais suave, apostando em pontos de luz espalhados pelo ambiente, para trazer descanso e aconchego ao espaço.
  •       No escritório e em outros espaços de estudo, aposte na iluminação direta, que te auxiliará a focar no trabalho a ser feito.
  •       Em espaços como cozinha e lavanderia, dê preferência a uma iluminação uniforme, como a indireta ou a difusa. Não se esqueça de usar a luz natural também, sempre que possível.
  •       Já no banheiro, adote uma iluminação difusa para o ambiente como um todo, mas também adicione um foco no espelho.
  •       Por último, para as áreas externas, como jardins e quintais, prefira a iluminação de orientação ou com pontos de luz, desde que elas consigam iluminar bem o escuro. Para esses espaços, existem diversas possibilidades interessantes, como pendentes, luminárias e arandelas.

De forma geral, as duas principais características para elevar um ambiente com a iluminação são tirar o máximo proveito da iluminação natural e espalhar pontos de luz pela casa, evitando que aquela luz superior branca esfrie o ambiente. Portanto, tenha isso em mente e avalie, junto às outras dicas que demos nesse post, qual iluminação você mais gosta e acredita que será a melhor opção para tornar sua casa seu lar.

Para conferir mais dicas sobre iluminação de ambientes, clique aqui.

Aqui na Anglo, temos os melhores apartamentos, que estão apenas esperando o seu toque e o seu cuidado para torná-los mais que especiais. Venha se encantar com o que temos a lhe oferecer!