Tendências para a decoração de quarto infantil - Anglo Engenharia

acompanhe nossas notícias e novidades

Tendências para a decoração de quarto infantil

Conheça as principais tendências para a decoração do quarto do seu filho.

Por aqui, já demos diversas dicas de decoração e apresentamos tendências variadas para a decoração do espaço, que podem ser adaptáveis a qualquer ambiente. Já apresentamos uma lista com diversos estilos de decoração para imóveis de alto padrão, nos aprofundamos no design escandinavo, na mistura entre o moderno e o vintage, discutimos a tendência dos móveis arredondados e a importância de incluir o verde na decoração interna. Mas hoje queremos focar em um espaço diferente, que ainda não apresentamos por aqui: o quarto das crianças. Nossos pequenos também precisam, e merecem, um espaço pensado para suas necessidades e gostos, por isso, vamos apresentar algumas tendências incríveis para a idealização e decoração de quartos infantis. Qual delas você acha que seria a preferida do seu filho?

Quarto montessoriano:

Inspirado nos ensinamentos da educadora e pedagoga Maria Montessori, o quarto montessoriano coloca seus ensinamentos em prática no espaço da criança. A ideia é criar um ambiente pensado na criança e que seja funcional para ela, onde ela alcance tudo. Algumas das principais características desse tipo de quarto são a cama mais baixa, para que ela deite e se levante sozinha; prateleiras baixas, com seus livros e brinquedos; roupas e sapatos ao seu alcance etc. Ao aplicar essas dicas, o espaço se torna funcional para a própria criança, que adquire liberdade e autonomia.

Quartos genderless:

Muitos pais têm optado por quebrar a regra do quarto rosa para as meninas e azul para os meninos, preferindo espaços mais neutros, o que acaba funcionando também para os casos de irmãos que dividem o quarto, por exemplo, ou quando os pais não querem saber o sexo do bebê antes de seu nascimento. Nesse tipo de ambiente, dá-se preferência a cores neutras, como branco, marrom, amarelo e verde.

Móveis coloridos:

Essa tendência alegra o ambiente dos pequenos, que adoram cores e precisam desse tipo de estímulo em seus espaços. Ao adotar paredes e móveis coloridos, por exemplo, o quarto da criança fica mais alegre e lúdico.

Decoração temática:

A tendência atual, quando se fala de quartos temáticos, é fugir dos personagens de desenhos animados e filmes, e adotar temas que se relacionam à natureza, ou seja, adotando uma decoração inspirada em florestas, safáris, universo, flores e animais em geral.

Essa inspiração pode aparecer na escolha de uma cor ou desenhos para as paredes, nas cores dos móveis e até nos brinquedos.

Minimalismo:

Muitas famílias têm adotado o minimalismo na decoração das casas, usando tons como brancos, cinzas e beges em toda a casa. Essa tendência também pode ser adaptada ao quarto das crianças, ao prezar por cores neutras, mais calmas, e evitando o excesso de enfeites e brinquedos. Para algumas famílias, adotar o minimalismo nesses espaços também é uma boa maneira de evitar estímulos demais ao redor das crianças, que podem deixá-las mais cansadas ou irritadas, por exemplo.

Materiais e cores naturais:

Essa é mais uma tendência que surgiu nos espaços adultos, alinhada ao crescimento da consciência sustentável, e está sendo adaptada aos espaços infantis. A preferência por móveis de madeira maciça, por exemplo, garante a beleza e a longa durabilidade dos móveis. Além desses materiais, cores que remetem à natureza também são usadas, como os verdes e tons terrosos, que acabam  trazendo também uma sensação de aconchego ao quarto.

Customizável:

Essa tendência prevê uma maior liberdade para a criança, para que ela se sinta dona e responsável por seu espaço. Paredes de lousa e outras pinturas que a permitam pintar e rabiscar são o requisito principal. Outra possibilidade é a adoção de móveis modulados, que permitem uma constante mudança no ambiente, pois podem ser realocados, adaptados e decorados das mais variadas formas. Essa tendência, por permitir muita mudança e customização, também é mais uma forma sustentável de decorar o quarto dos pequenos, pois evita a necessidade de trocas constantes da mobília, já que existe a possibilidade de mudar completamente a decoração apenas rearranjando-os.

Quais dessas tendências você acha que seu filho mais gostaria? Qual delas mais se encaixa na decoração que você planeja para a casa dos seus sonhos? Agende uma visita e venha encontrar o melhor lar para a sua família!