Organização de closets: dicas práticas para maximizar o espaço
Saber organizar esse ambiente é fundamental para que ele se mantenha agradável e funcional
O closet é uma parte fundamental da casa e, como tal, precisa ser bem planejado para atender as necessidades de quem o usa e evitar o estresse e o cansaço visual, já que é um dos primeiros ambientes da casa que vemos ao começar o dia e um dos últimos antes de dormir.
Existem closets de diversos tamanhos, a variar do tamanho do apartamento/casa e da necessidade do morador. No entanto, uma coisa deve ser comum a todos: independente do tamanho do espaço e da quantidade de peças, é preciso saber usá-lo com estratégia e organização.
Para te ajudar a organizar seu closet, selecionamos algumas dicas para que você possa tirar o máximo proveito desse espaço e adaptá-lo para as suas necessidades particulares e a sua rotina.
Entenda o espaço que você tem
Se o seu closet é muito espaçoso, então você provavelmente poderá organizar todas as suas peças com mais facilidade, talvez consiga até adicionar uma penteadeira ou um organizador de acessórios. Porém, se o seu espaço é mais limitado, talvez seja preciso ser mais criativo. Por isso, observe bem o espaço que você tem e tente imaginar opções diferentes para otimizar seu uso. Considere, por exemplo, pendurar os acessórios ou os sapatos na parte interna da porta do armário, ou colocar prateleiras nas paredes. Usar todo o espaço vertical do cômodo é uma maneira simples e eficaz de maximizar o espaço disponível.
Não acumule peças que não usa
Tente, pelo menos uma vez ao ano, separar algumas horas do dia para tirar todas as suas peças do lugar e pensar quais já cumpriram seu uso com você e merecem ser passadas para outra pessoa. Não vale a pena acumular peças inutilizadas que apenas enchem o espaço sem necessidade.
Separe as peças por estação do ano
Uma boa forma de organizar seu closet é separá-lo em sessões que acompanham as estações do ano, ou seja, deixando à mostra as peças mais frescas, durante a primavera e o verão, enquanto os casacos mais pesados e as botas ficam guardadas em outros locais de menor acesso dentro do closet, até a chegada das estações mais frias.
Separe as peças que usa pouco
Aquelas peças especiais, como os vestidos de festa, os ternos e os acessórios mais seletos, podem ser armazenados em uma sessão particular, sem precisar estar junto aos demais vestidos, ternos e acessórios mais usados no dia a dia. Tente sempre manter à mão aquelas peças que você procura com mais frequência.
Organize peças por cor
Uma outra ideia para a organização das peças é separá-las por cor. Além de criativa e visualmente estimulante, essa opção pode ser uma boa para quem tem dificuldade em usar todas as peças que possui, já que as coloca em posições inesperadas dentro do closet e pode acabar destacando peças que, antes, ficavam guardadas e esquecidas.
Evite cabides e caixas que não combinam entre si
Pode parecer trivial, mas usar cabides, caixas e cestos dos mesmos materiais ou de cores e tamanhos semelhantes evita a poluição visual e facilita a manutenção da organização, já que mantém tudo uniforme.
É claro que você pode aplicar mais de uma dica ao mesmo tempo, até mesmo todas elas juntas, se preferir. A ideia é entender o seu espaço e o que funciona para você e para a sua rotina.
Os empreendimentos Anglo possuem cômodos perfeitos para a instalação de um closet. Venha conhecer e se apaixonar!