3 dicas para curtir o domingo no Cidade Nova - Anglo Engenharia

acompanhe nossas notícias e novidades

3 dicas para curtir o domingo no Cidade Nova

O Cidade Nova fica localizado na região nordeste de Belo Horizonte. O bairro é originário do loteamento da Fazenda Retiro Sagrado Coração de Jesus.

Na década de 60, a expansão urbana chegou aos limites da fazenda. Em função do iminente risco de invasões e desapropriações, o dono da fazenda, José Cândido da Silveira, idealizou o primeiro loteamento e começou a se desfazer das terras.

Apesar da boa infraestrutura do loteamento, não foi fácil começar a vender os terrenos, pois o acesso ao bairro era precário. Com interesse no povoamento da região nordeste da cidade, o poder público municipal começou a investir na recuperação e na construção de vias de acesso.

No final dos anos 70, aconteceu o segundo parcelamento da fazenda. A construção de prédios começou a atrair os comerciantes para a região que, até então, era residencial. A partir daí, comércios como a Feira dos Produtores, supermercados, bancos, restaurantes, shoppings, hotéis, lavanderias, academias, escolas e muitos outros se instalaram no Cidade Nova.

Agora que você já conhece um pouco da história do bairro, que tal conferir 3 dicas para curtir o domingo no Cidade Nova? Acompanhe!

1. Visite a Feira dos Produtores

A Feira dos Produtores foi fundada na década de 50, na região da Lagoinha. Depois de 31 anos de funcionamento, a sede passou a ser na Avenida Cristiano Machado, no bairro Cidade Nova.

Conhecida como “o mercado mais charmoso de BH”, a Feira conta com um atendimento hospitaleiro, cordial e bem mineiro. Hoje, o local é referência em qualidade, conforto, segurança e comodidade quando falamos em centros de compras.

A Feira dos Produtores tem uma extensa variedade de produtos e serviços nas suas mais de 100 lojas. Ingredientes regionais, comidas típicas e artesanatos resgatam a memória de Minas Gerais há quase 70 anos.

Os hortifrútis são o grande chamariz da Feira, mas também é possível aproveitar os bares e restaurantes, os açougues e as peixarias, os salões de beleza e as lojas de roupas e acessórios, os empórios, as adegas, as floriculturas e as lojas de artigos para casa e bricolagem presentes no local.

Cerca de 70 mil pessoas visitam a Feira dos Produtores todos os meses e se encantam com o charme, os quitutes, as peculiaridades e as histórias mineiras. Aos domingos, a Feira funciona das 8h às 13h. Vale a pena dar uma passadinha!

2. Caminhe na pista da Avenida José Cândido da Silveira

A Avenida José Cândido da Silveira começa no bairro Cidade Nova e termina no bairro Santa Inês, na região leste de Belo Horizonte. No canteiro central da via, você encontra a pista de caminhada e cooper, que começa na altura da rua Dr. Júlio Otaviano Ferreira e termina na altura da rua José Moreira Barbosa, próximo ao entroncamento com a Estrada de Sabará (MG-05).

A pista tem cerca de 2.300 metros de extensão, é pavimentada, arborizada e muito usada tanto para caminhadas quanto para corridas. São muitos os trechos planos, mas há algumas subidas e descidas.

O local é bastante movimentado, especialmente aos domingos, quando uma das pistas da avenida é fechada para os veículos — o que dá mais espaço e conforto para quem transita a pé pelo local.

Na região, também é possível encontrar dois parques municipais: o Parque Ecológico e Cultural Professor Marcos Mazzoni (na esquina da rua Dr. Júlio Otaviano Ferreira) e o Parque da Matinha, 200 metros adiante, seguindo pela pista de caminhada.

Aos sábados, domingos e feriados, há ponto de venda de água mineral e água de coco. Além disso, você encontra equipamentos públicos para a prática de exercícios físicos ao longo da pista.

3. Faça um passeio no Parque Ecológico e Cultural Professor Marcos Mazzoni

Depois de caminhar pela Avenida José Cândido da Silveira, que tal fazer um passeio no Parque Ecológico e Cultural Professor Marcos Mazzoni? A grande área verde reúne diversas atrações e oferece um ambiente contemplativo e familiar.

A partir de uma mobilização da comunidade local, o parque foi implantado em 1990. O espaço é carinhosamente chamado pela população de Parque da Cidade Nova.

A área de preservação tem mais de 14 mil metros quadrados e predominância de vegetação ornamental, exótica e árvores frutíferas — além de espécies do Cerrado, como sucupira, ipê e pimenta-de-macaco. Grande parte da vegetação é resultado de regeneração natural e abriga aves como rolinhas e bem-te-vis.

Além dos belíssimos exemplares da fauna e da flora, o local é propício para atividades de lazer e convivência, pois é tranquilo e aconchegante. O parque conta com jogos de tabuleiro, brinquedos (balanços, gangorras e escorregadores), teatro de arena, espaços para a prática de esportes e aparelhos de ginástica.

O parque recebe esse nome em homenagem ao artista plástico e professor Marcos Mazzoni, que morou muitos anos no bairro Cidade Nova e teve um papel importante na criação dessa área verde. Uma das obras de arte dele, inclusive — a escultura de tamanduá —, está exposta no local.

O Parque Ecológico e Cultural Professor Marcos Mazzoni funciona todos os dias, das 8h às 18h. Ele fica localizado na rua Deputado Bernardino de Sena Figueiredo, número 1.002.

Além das atividades que listamos aqui, você pode ir ao Museu do Bordado, passear nos shoppings do Cidade Nova e curtir a enorme variedade de bares, restaurantes e atrações culturais. Opções não faltam para se divertir e curtir esse bairro charmoso, tranquilo e seguro!